Inaugurada Unidade Avançada para Tratamento de Câncer da Uopeccan em Medianeira

Criado em: 24/07/2023 07:56:12
Atualizado em: 24/07/2023 07:56:12

Uma comitiva de Missal esteve presente na cerimônia de inauguração da Unidade da Uopeccan de Medianeira. A solenidade ocorreu na prefeitura de Medianeira e em seguida as autoridades se dirigiram até o prédio que terá o funcionamento da Unidade Avançada para Tratamento de Câncer, localizada na Avenida Brasil, próximo a UTFPR.

A estrutura funcionará em integração com a Uopeccan de Cascavel e tem como principal objetivo oferecer atendimentos especializados na área de oncologia, com foco no diagnóstico e tratamento de câncer, bem como outras doenças onco-hematológicas (TMO) e hepáticas, com enfoque na triagem para transplantes de fígado.

A inauguração contou com a presença de representantes do Governo do Estado, entre eles o Governador em Exercício, Darci Piana, e do Complexo Hospitalar Uopeccan. Um dos principais benefícios dessa nova unidade é a descentralização do atendimento, com a transferência de serviços que antes eram oferecidos apenas em Cascavel para Medianeira e demais municípios da região.

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, esteve presente na cerimônia e afirmou que para o município o fato de ter uma unidade mais próxima possui inúmeras vantagens. “Sabemos da nossa grande demanda, e uma Unidade como essa na nossa região reduz o tempo, mas sobretudo, os riscos com o transporte a cidades mais distantes”, destaca.

"A Uopeccan é uma referência pela qualidade e essa nova unidade irá fortalecer ainda mais o atendimento oncológico. O governo estadual tem se esforçado para regionalizar o acesso à saúde, criando estruturas em diversos municípios que pudessem auxiliar essa demanda", avaliou o governador em exercício Darci Piana.

O investimento na obra foi privado e contou com doações das cooperativas da região. Contando com 550 M² de estrutura física, os pacientes terão acesso a serviços como consultas de triagem, biópsias, sessões de quimioterapia ambulatorial e uma ampla gama de exames, incluindo mamografia, análises clínicas e de imagem, estes últimos viabilizados através de parcerias locais.

Essa variedade de atendimentos proporciona um acompanhamento completo e de qualidade para os pacientes da região. A unidade terá uma equipe multiprofissional composta por médicos, equipe de enfermagem e farmacêuticos especializados em oncologia, bem como outros profissionais necessários para garantir a manutenção dos serviços oferecidos.

Para o funcionamento pleno da Unidade Avançada, o Estado aportará recursos de custeio de aproximadamente R$ 400 mil ao mês para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir o acesso à população, o fluxo de atendimento será realizado por meio de encaminhamento via GSUS (Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS) da Sesa. Dessa forma, a unidade contribuirá para ampliar a oferta de serviços especializados de forma mais acessível aos pacientes do SUS na região.

De Missal estiveram presentes o Prefeito Ferrari, vice Chenho, Presidente da Câmara Jair Bogler, Vereador Jair Rauber, Secretária de Saúde, Janieli Rodrigues de Oliveira, o Diretor de Saúde, Custódio Luiz Reis Lima, a coordenadora da Atenção Básica, Greice Goerck e a Secretária de Finanças, Silvia Maccari Petricoski.

Com informações da assessoria da SESA