Hospital Nossa Senhora de Fátima recebe gestantes para um passeio de conhecimento

Criado em: 09/12/2022 07:40:07
Atualizado em: 09/12/2022 07:40:07

A ideia foi apresentar para as futuras mamães as instalações do Hospital e esclarecer dúvidas.

O Grupo de Gestantes é um programa da Prefeitura de Missal que busca levar conhecimento para as futuras mamães que se encontram todos os meses para se preparar para o grande dia, o dia do nascimento de seus bebês. Entre tantos temas já abordados como a amamentação materna, cuidados com o corpo, nesta terça-feira (06-12) o assunto foi o nascimento do bebê com uma visita técnica pelas instalações do Hospital Nossa Senhora de Fátima, que pela primeira vez abriu as portas para apresentar como é realizado o atendimento no dia do parto.

A visita começou pelos quartos, tirando dúvidas sobre o período que ficarão internadas quando darão a luz, seguiu para o centro cirúrgico – muitas nunca tinham visto um antes – ali as enfermeiras Kelly Justen da Rosa e Franciele Birck, e a técnica de enfermagem e responsável pelo centro cirúrgico Sirlene Andrade explicaram como serão os atendimentos em caso de parto natural ou de cesariana.

A grande maioria das gestantes espera conseguir o parto natural. “O ideal é que com 37 semanas a gestante procure o hospital com a primeira ultrassonografia em mãos para agendar a cesariana ou para fazer os preparatórios para o parto natural”, explica a equipe técnica, que acrescenta – 40 semanas é o tempo máximo esperado.

Para a mamãe da Aniela, a Nicoli Carboni que está com 32 semanas de gestação a visita foi muito produtiva principalmente porque ela é “mãe de primeira viagem”. “Não tinha ideia de como seria o dia do nascimento da minha bebê e agora já estou bem mais tranquila”, comentou Nicoli.

A Adrieli Milles está à espera da Helena, são 13 semanas gravidez e ela saiu confiante da visita e com as explicações que recebeu. “Tinha um certo receio e visitar especialmente o centro cirúrgico me deixou mais confiante. O hospital é muito bom”, disse a mãe da Helena.

A Camila Ribeiro já é mãe da Manu de três anos e agora espera pelo Joaquim, mesmo já tendo a experiência da maternidade disse que ainda tinha muitas dúvidas e que com a visita pode conhecer mais e com certeza saiu dali mais preparada já que está com 36 semanas de gestação. “Me sinto mais confiante, quero ter parto natural e as orientações sobre as contrações e dores me ajudaram a entender melhor a hora certa de procurar por atendimento médico”, contou a Camila.

Outra curiosidade em comum das gestantes é com relação ao rompimento da bolsa que pode ocorrer a qualquer momento e sempre acaba deixando a família toda assustada. A equipe técnica explicou que caso isso aconteça, o parto tem até 72 horas para o desfecho, e que não precisa sair correndo, o ideal é ter calma e ir para o hospital para esperar o parto natural se for a vontade da mãe ou fazer a cesariana.

“Ter essa aproximação com o hospital é muito importante para as gestantes que a partir de hoje vão conseguir ter mais tranquilidade, porque sabem como serão atendidas no dia que provavelmente será o mais o mais feliz da vida delas”, agradece a enfermeira Kelly da Rosa ao Hospital Nossa Senhora de Fátima pelo acolhimento.

Houve duas visitas na parte da manhã com os grupos do Portão Ocoí e Bairro Renascer, e a tarde a visita do grupo do Centro e Dom Armando.

Com informações do Portal Oeste Agora (Por Kerli Unser)

Fotos retiradas do Portal Oeste Agora e enviadas pelas responsáveis pela atividade