Hospital em São Miguel do Iguaçu pode se tornar referência para cirurgias eletivas de média complexidade na região

Criado em: 16/12/2021 09:58:53
Atualizado em: 16/12/2021 09:58:53

A Secretária de Saúde de Missal, juntamente com gestores de Saúde dos municípios e da 9ª Regional de Saúde esteve conhecendo as instalações do Hospital Madre de Dio

Uma demanda recorrente apresentada por municípios que pertencem a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, inclusive do município de Missal, é em relação a cirurgias eletivas de média complexidade. Alguns gestores da região, entre eles a Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, estiveram no Hospital Madre de Dio em São Miguel do Iguaçu para uma visita técnica, onde também estiveram representantes da 9ª Regional de Saúde, entre estes a Chefe da Regional, Ielita Santos.

Segundo informações a intenção do Governo do Estado do Paraná é efetivar um contrato com o Hospital, justamente para atender a demanda da 9ª Regional de Saúde, com possibilidade de ampliar para atendimentos em toda a macrorregional. Inclusive, há pouco tempo o próprio Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também esteve no local com prefeitos da região para conhecer a estrutura.

Atualmente o Madre de Dio possui 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI adulto e 29 leitos clínicos disponíveis. A capacidade, no entanto, é de até 259 leitos. Há uma expectativa por parte dos municípios para que haja esta pactuação para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade em Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia Vascular e Otorrinolaringologia, podendo ser confirmada a Pediatria.

A Secretária Silvia, a pedido do Prefeito Ferrari, tem acompanhado de perto estas situações e dialogado com a 9ª Regional de Saúde sobre diversos assuntos. “Esta pactuação agregaria muito para nossa região e estamos visualizando avanços importantes”, comemora. “Teremos ainda esta semana novas reuniões no mesmo sentido para verificar o que cada município poderá pactuar com o prestador, estamos otimistas”, revela a secretária.