Gestores de Saúde da região discutem Gestão Plena de Recursos nos municípios

Criado em: 06/10/2022 09:32:33
Atualizado em: 06/10/2022 09:32:33

Na última sexta-feira, 30 de setembro, gestores municipais de Saúde dos municípios pertencentes a 9ª Regional, juntamente com representantes das assessorias jurídicas e contadores, se reuniram na sede do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Iguaçu) em Medianeira para discutir a gestão plena dos recursos do setor nos municípios.

De Missal participaram a Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, a assessoria jurídica, Andressa Waltrick e o Contador Clóvis Pletsch. Representando o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), a ex-secretária de Saúde de Terra boa, Marina Ricardo Martins, apresentou dados importantes aos gestores.

Contextualizou sobre o SUS, desde sua criação na década de 90 até os dias atuais, apontando princípios, diretrizes, participação popular, descentralização, entre outros pontos importantes. Trouxe um panorama de como ocorriam os atendimentos da saúde antes de 88, comparando os atendimentos após a criação do SUS, mostrando a evolução dos atendimentos da Atenção Básica, com ressalvas de que se evoluiu pouco na área de gestão.

Quanto a gestão plena dos recursos da saúde, Marina refletiu sobre os pontos positivos e pontos negativos da gestão se tornar plena nos municípios. Os gestores participaram ainda de uma roda de conversa para tratar dos problemas na gestão regional, verificando questões relacionadas aos repasses e as formas legais de realizar complementação, já que há grande absorção de recursos por parte de Foz do Iguaçu.

A conclusão é que o melhor formato ainda é via consórcio, porém, o diagnóstico é de que ainda há uma dificuldade quanto a equipe especializada para a gestão dos recursos. “A participação da Marina elucidou os meios legais de como fazer a gestão, abriu os caminhos, inclusive, de como trabalhar melhor dentro do próprio consórcio”, revela Silvia.

Nos próximos dias os gestores de saúde irão discutir com os prefeitos a viabilidade, analisando as possiblidades, avaliando os recursos disponibilizados. “Temos algumas possibilidades pra analisar em conjunto, adotando as práticas apresentadas, prevendo a legalidade de cada ação, com o objetivo de fazer uma gestão eficiente”, aponta Silvia.