Gestores de Missal buscam garantir o atendimento da população no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

Criado em: 07/03/2022 16:19:39
Atualizado em: 07/03/2022 16:19:39

Na última sexta-feira, 04 de março, prefeitos e secretários municipais de Saúde estiveram em Foz do Iguaçu atendendo uma convocação da Secretaria de Saúde daquele município. Além de fazer uma visita ao hospital Padre Germano Lauck, onde viram as recentes ampliações, também foram apresentados os dados orçamentários e de atendimentos da instituição.

Segundo a assessoria da prefeitura de Foz, durante a reunião, foram apresentados os dados da pactuação dos municípios da 9ª Regional de Saúde, que fazem uma requisição de autorizações de internações hospitalares (AIHs) por ano. Essas autorizações podem ser tanto para atendimentos de urgência e emergência, como para cirurgias eletivas e outros procedimentos.

Um dos objetivos é a união de esforços entre os municípios da 9ª Regional de Saúde na busca de mais apoio, com a possibilidade de maior aporte de recursos por parte do Estado para garantir o atendimento aos demais municípios. Representaram Missal na reunião o Prefeito Adilto Luis Ferrari, a secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski e a assessoria jurídica do Gabinete, Andressa Waltrick.

Garantia de Atendimento

O prefeito Ferrari informou que o município está buscando junto a instituição a garantia dos atendimentos para a população do município que necessite. “Este diálogo é importante, pois, atendimentos de média e alta complexidade o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu é a nossa referência, e queremos garantir que nossa população seja atendida”, afirma Ferrari.

Como foi a reunião

Os gestores municipais foram recebidos pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Amon Mendes Franco de Sousa e pela secretária municipal de Saúde de Foz, Rosa Maria Jerônymo.

“Estamos falando de uma região que é extremamente importante para todo o Estado, e que merece uma maior atenção em relação à saúde. Por isso, esta proposta de dialogarmos e pensar no que pode ser para assegurar a assistência em saúde de qualidade para os nossos municípios”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

“Temos feito investimentos pelo município, e também com apoio da Itaipu e do Estado, para mantermos um hospital de porta aberta, o único referência em trauma na nossa região”, reforçou o prefeito Chico Brasileiro de Foz do Iguaçu.
       Entre os locais visitados, estão a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), a Unidade de Terapia de Doenças Infecciosas (UTDI) e o Centro de Especialidades Odontológicas, que foi completamente reformado. A Chefe da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ielita Santos da Silva, representou o Governo do Estado na reunião.

Com informações da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Foz do Iguaçu