Equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Missal participa de treinamento do PlanificaSUS

Criado em: 03/08/2022 16:57:51
Atualizado em: 03/08/2022 16:57:51

O programa visa a redução de custos, melhoria nos atendimentos e um maior conhecimento da população local

Nesta quarta-feira, 03 de agosto, durante todo o dia, uma equipe multiprofissional da secretaria de Saúde de Missal esteve em um treinamento sobre o PlanificaSUS em Medianeira. Esta estratégia de Educação permanente é importante para a rede de atenção à saúde.

A equipe de Missal coordenada pela secretária Silvia Maccari Petricoski, juntamente com a enfermeira Greice Goerck, contou com profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, psicologia, agentes de saúde e de endemias, enfermeiras, técnica da Vigilância Sanitária, além de um clínico geral.

Importância da Implantação do PlanificaSUS

A implantação da planificação na Atenção da Saúde é importante, pois, permite conhecer melhor a população e suas necessidades e assim ter uma estratificação de risco a fim de implementar um ciclo de melhoria nas redes de atenção à Saúde.

Durante a capacitação foram abordados pontos importantes quanto ao acesso dos serviços, na responsabilidade dos pacientes, iniciando pelas crianças, desde a vacinação, acompanhando até a fase adulta, dentro da caderneta de serviços disponibilizados pelo SUS.

Redução de Custos

Além disso, foram abordados tópicos sobre o cuidado integrado entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada, responsabilização pela atenção contínua integral, cuidado multiprofissional, compartilhando objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos.

Um alerta apresentado é que atualmente cerca de 80% de todas as condições crônicas de menor complexidade, poderiam ser absorvidas pela Atenção Básica, o que gera longas filas, superlotação na especialidade e custos mais elevados. Portanto, a sugestão é ampliar e melhorar a estratificação antes do envio para as especialidades.

O diálogo entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada precisa existir, pois, os pacientes não vão deixar de ser atendidos na Atenção Básica. A missão é justamente consolidar a rede de atenção à Saúde por meio da implantação da metodologia da planificação da Atenção à Saúde.

Visa também expandir o PlanificaSUS para as 22 regionais de Saúde até 2023, tornando o projeto reconhecido como sinônimo de qualidade, satisfação e ganhos de eficiência dos serviços.