Equipe da Unidade de Saúde de Dom Armando esteve em formação do PlanificaSUS

Criado em: 21/03/2022 16:42:49
Atualizado em: 21/03/2022 16:42:49

Há o entendimento que com a integralização da Atenção Básica, possa haver a redução de filas de espera para a Atenção especializada de Saúde

Na tarde desta segunda-feira, 21 de março de 2022, a equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) de Dom Armando esteve em Foz do Iguaçu no Auditório Alcibíades Luiz Orlando no Campus da Unioeste para o Workshop da primeira etapa do PlanificaSUS.

Trata-se de uma capacitação proporcionada pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu sobre o PlanificaSUS que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à saúde (PAS) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Além da equipe de Dom Armando, a secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, o Diretor de Saúde e Atenção Básica, Custódio Luiz Reis Lima e a Chefe do Setor de Coordenação das Unidades Básicas de Saúde, Greice Goerck, estiveram acompanhando o grupo. Nesta segunda-feira (21) a unidade de Dom Armando permaneceu fechada na parte da tarde.

Capacitação

O objetivo é proporcionar uma integralização da Atenção Básica com atenção especializada, olhando o paciente com cuidado na rede de atenção formada pelos municípios da Regional. Na ocasião foram apresentados os tutores de cada um dos 07 municípios participantes na parte da tarde. Pela Manhã foi Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu e a tarde São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Ramilândia.

Na ocasião também houve a apresentação do Histórico da Atenção Ambulatorial Especializada, princípios do SUS, onde foram tratados pontos importantes quanto as longas filas de espera para especialidades e a estratificação de risco dentro das linhas de Cuidado propostas.

A 9ª Regional de Foz do Iguaçu adotou a linha de Cuidado do Idoso, como já anunciado anteriormente. Para isso é necessário conhecer o território, conhecer e estratificar o paciente para este ser encaminhado à Atenção Especializada, visando a redução de longas filas de espera. “A ideia é ir para atenção especializada somente o que não se consegue resolver na atenção básica, visando a redução das filas”, pontua a secretária Silvia de Missal.