Coordenadora de epidemiologia de Missal informa que procura pela vacina contra gripe e sarampo é baixa no município

Criado em: 26/05/2022 14:00:44
Atualizado em: 26/05/2022 14:00:44

       A Coordenadora do setor de Epidemiologia da prefeitura de Missal, Denize Boaretto Kaefer, esteve na emissora de rádio local na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, e informou que a vacinação contra a gripe e contra o Sarampo segue baixa no município, o que é uma situação preocupante na avaliação da profissional.

       Denize alerta de que há indícios de que doenças erradicadas, como é o caso do Sarampo, estejam voltando e causando prejuízos, inclusive à vida de muitas pessoas. “A vacina é gratuita e é um direito que as crianças tem, o acesso à vacinação”, alerta. “A vacina contra a gripe, por exemplo, protege dos mais variados tipos de vírus”, sublinha a coordenadora.

       Para ela as doenças que estavam erradicadas estão retornando, pois, algumas pessoas estão deixando de se vacinar, permitindo a maior circulação e mutação dos vírus. “A vacina só fez bem, mas existem campanhas contrárias, que dificultam o trabalho e a cobertura vacinal, mas é preciso lembrar que vacinas salvam, pois quem é acometido com alguma doença apresenta sintomas menos graves”, exclamou.

       A campanha nacional de vacinação segue até o dia 03 de junho e em Missal está disponível em todas as Unidades de Saúde. Crianças com 06 meses a menores de 05 anos podem se vacinar contra a gripe e o sarampo. Já a vacina contra a gripe está disponível para idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, professores, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas.