Coordenadora da Atenção Primária de Saúde de Missal participa de Oficina voltada a políticas da Saúde do Homem em Curitiba

Criado em: 04/05/2022 16:10:05
Atualizado em: 04/05/2022 16:10:05

       A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) realizou uma oficina voltada à Saúde do Homem. Trata-se da 1ª Oficina de Capacitação para Expansão da Estratégia do Pré-Natal do Pai/Parceiro (EPNP) realizada na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) nesta terça-feira, 03 de maio.

       Cerca de 50 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) das 22 Regionais e municípios sede, participaram do evento de forma presencial e online. Missal está representado pela Coordenadora Greice Daniele Goerck.

       No primeiro dia de oficina foram discutidos os princípios, diretrizes e orientações da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem e da Estratégia de pré-natal do Pai/Parceiro. Além disso, estratégias para garantir o registro de consultas pré-natal do pai/parceiro no E-SUS e a elaboração de Plano Estratégico de Trabalho do Estado.

 

Realização

       A organização conta ainda com a parceria do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na avaliação da organização da Oficina essa é uma importante ação para qualificar as práticas do cuidado e fortalecer as ações de paternidade e cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), além de contribuir para a ampliação e melhoria do acesso e acolhimento dos homens nos serviços de saúde.

       “Esse é um tema de extrema relevância para fortalecer a saúde do homem, que tradicionalmente são mais negligentes com relação à saúde. A ação serve para avaliar as necessidades e estratégias a serem criadas e trabalhadas no Estado na atenção primária e também na estratégia de saúde da família”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

       Essa iniciativa tem por objetivo envolver os homens em todo o processo de gestação, parto, puerpério e cuidados com o filho, dando oportunidade para criação de vínculo afetivo entre pais, mães e filhos.

 

ATENÇÃO À SAÚDE

       Os programas da Atenção Primária do Estado do Paraná contemplam a população masculina em todas as faixas etárias, começando pelo calendário vacinal, nos primeiros meses de vida. Entre 11 e 14 anos, destaque para a vacina do HPV, que protege contra doenças infecciosas da pele e das mucosas atingindo principalmente a região genital, podendo se transformar em vários tipos de câncer.

       Dos 15 aos 29 anos, a Sesa trabalha na prevenção de causas externas da mortalidade masculina, já que mais de 80% das causas de mortes de homens, nessa faixa etária, estão relacionadas a acidentes, violências e vícios. São exemplos os programas Tabagismo e Vida no Trânsito.

       Há ainda os programas ofertados para a população em geral, com a prevenção e controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, cardiopatias e doenças transmissíveis, como Aids, hepatites e sífilis.

Com informações da SESA

 

Foto: A Coordenadora Greice juntamente com a coordenadora da Atenção Básica da SESA, Bárbara, e os coordenadores de São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.