Os Conselhos de Secretários municipais têm se destacado por estarem sempre atuando e exigindo que a saúde seja tratada como prioridade no Estado e nos municípios. Nesta semana o Conselho Regional de Secretários municipais se reuniu para discutir temas que vem de encontro as necessidades da população.
A Secretária Municipal de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, esteve na reunião e informou que houveram sugestões no sentido de proporcionar capacitação às equipes multiprofissionais da secretaria de Saúde e Apae junto ao Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) em Foz do Iguaçu.
A proposta é no sentido de que sejam encaminhadas as pessoas com deficiência intelectual e do Transtorno do Espectro Autista com risco 2 e 3 (moderado e alto risco) e que os quadros considerados leves sejam atendidos nos próprios municípios.
Outro ponto discutido entre os secretários de saúde é referente ao recurso para os atendimentos de média e alta complexidade junto ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu. A Sugestão é que 70% dos recursos para atendimentos ambulatoriais sejam para atendimento hospitalar e 30% seja mantido para consultas e exames.
No entanto, será necessário uma boa organização e planejamento, pois, isso poderá aumentar a demanda do CISI (Consórcio Intermunicipal do Iguaçu). O Cresems irá ainda enviar documentação para a Regional quanto as cirurgias de ortopedia de alto risco, para que tenham a referência Cascavel, pois, atualmente as consultas são limitadas e também a ampliação do serviço do Opera Paraná.