Comitê de Crise faz primeira reunião de 2021 com deliberações para os próximos 30 dias

Criado em: 29/01/2021 07:59:13
Atualizado em: 29/01/2021 07:59:13

O Comitê de Crise de Missal, criado em razão da declaração de pandemia pela organização mundial decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus, se reuniu na manhã de segunda-feira, dia 25 de janeiro, pela primeira vez neste ano de 2021, para deliberar sobre as ações e medidas de prevenção e combate a Covid-19 no município. O Comandante do Destacamento da Polícia Militar, Sargento Donizetti, também participou da reunião.

Mesmo que tenham havido deliberações municipais, ainda estão em vigência as decisões e restrições impostas pelo decreto estadual. Portanto, prevalecem as orientações do referido decreto do Estado. Entre as deliberações aprovadas para Missal, incluem o limite de até 25 pessoas para reuniões, confraternizações e eventos, desde que respeitadas as normas de distanciamento. As multas, caso necessário, são aplicadas para pessoas maiores de 14 anos.

O toque de recolher em vigência pelo Estado prevê o horário das 23h as 5h. Caso este não seja renovado, em Missal, o toque de recolher será da meia-noite as 5h da manhã. Porém, continua suspensa a realização de música ao vivo ou em som mecânico em estabelecimentos comerciais e propriedades privadas. O objetivo é evitar as aglomerações, principalmente neste período crítico de aumento de casos.

As instituições religiosas podem continuar com suas celebrações desde que respeitando a lotação de 30% da capacidade, conforme decreto estadual, e no decreto municipal, 50% da capacidade de público. Eventos como aniversário, formatura, casamentos, bodas e afins, terão o limite de até 100 pessoas para empresas que possuem a autorização para tal, conforme decreto municipal. É importante observar novamente que prevalece o decreto do Estado, caso este seja renovado.

O decreto nº 5.513 de 28 de janeiro de 2021 contém todas as medidas aprovadas pelo comitê que entram em vigor a partir desta data. Caso haja alguma nova deliberação por parte do Governo do Estado, será novamente comunicado à população. É importante respeitar os decretos, para diminuir o contágio e não sobrecarregar o sistema de saúde, e, de forma gradativa, reestabelecer as questões econômicas.

Comitê de Crise

No dia 21 de janeiro foi feita a alteração de membros do Comitê de Crise, conforme decreto municipal nº 5511.

Secretaria Municipal de Saúde, que o coordenará:

TITULAR: Tânia Sbabo Jank

SUPLENTE: Janiele Rodrigues de Oliveira;

Setor de Epidemiologia:

TITULAR: Denize Boaretto Kaefer

SUPLENTE: Elen Patricia Nascimento Macorim;

Secretaria Municipal de Assistência Social:

TITULAR: Rosani Fappi

SUPLENTE: Andreia Marta Konzen Scherer;

Gabinete do Prefeito:

TITULAR: Adilto Luis Ferrari

SUPLENTE: Tiago Velloso Rodrigues;

Secretaria Municipal de Administração:

TITULAR: Aline Luzzi

SUPLENTE: Rodrigo Jung;

Secretaria Municipal de Finanças:

TITULAR: Adair Both

SUPLENTE: Edson Claudemir Zimmer;

Associação Comercial do Município:

TITULAR: Rodrigo André Schleicher

SUPLENTE: José Carlos de Lima;

Defesa Civil:

TITULAR: Douglas Zatta

SUPLENTE: Mayco Dione Escher;

Poder Legislativo Municipal:

TITULAR: Elmo Franke Pauli

SUPLENTE: Amauri Welter;

Conselho Municipal de Saúde:

TITULAR: Marlei Cristine Feyh Luzzi

SUPLENTE: Adriano Gotardello Alves.