Com as altas temperaturas a população deve ficar atenta aos cuidados com a dengue

Criado em: 19/11/2020 17:55:10
Atualizado em: 19/11/2020 17:55:10

O alerta é feito pela secretaria de Saúde de Missal e do setor de endemias

         Com a proximidade do verão, os cuidados com a dengue devem ser redobrados, pois, o clima é favorável a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Principalmente após dias de chuva, onde possam acumular água em diversos locais. Sempre verifique no seu lote se não há nada que possa acumular água.

         Além disso, verifique as caixas d’água, calhas, piscinas, vasos de plantas, potes de água e comida dos animais, enfim, todo tipo de material que possa acumular água e virar criadouro do mosquito. Quanto antes iniciarmos o trabalho de prevenção, antes vamos ficar livres da dengue no município.

         Ainda em outubro, foi atualizado o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), com o índice em 1,5%, onde o preconizado é no máximo 1%. Embora tenha sido registrada uma redução do índice em relação ao último levantamento que era de 1,7%, ele continua acima do preconizado. O referido levantamento foi feito de 05 a 09 de outubro, o último do período.

         O combate à dengue deve permanecer durante todo o ano. Mesmo com diversas ações realizadas, ainda não é suficiente ao combate do mosquito transmissor.