A baixa procura pela vacinação contra a Influenza (Gripe) acende o alerta das autoridades epidemiológicas em Missal. A cobertura vacinal não chegou à metade do grupo preconizado. O público que compreende os prioritários para vacinação contra a gripe é estimado em 4.252 pessoas. Até o momento foram aplicadas 2.101 vacinas da Influenza no município, o que representa 48,9%.
A 23ª Campanha de Vacinação contra a Gripe entrou em sua última etapa de imunização no dia 09 de junho e deve seguir até dia 9 de julho. Pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram devem procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência e tomar a vacina, em dose única. Até agora 1.533.523 doses foram aplicadas no Paraná.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem alertado sobre a baixa procura da vacinação contra a Influenza. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de que 90% da população-alvo seja vacinada. O Paraná atingiu até agora 34,2% de cobertura vacinal dentre as mais de 4,4 milhões de pessoas que precisam ser imunizadas.
Grupos Prioritários
A vacinação foi distribuída em três etapas, sendo a primeira, de 12 de abril a 10 de maio, abrangendo gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa começou dia 11 de maio para vacinação de idosos de 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada, com encerramento no dia 08 de junho.
A terceira fase inclui cerca de 1.247.338 paranaenses, que se encaixam nos grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Todos estes grupos que ainda não buscaram a vacina, podem procurar a unidade de saúde para se vacinar, independente da etapa de vacinação. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a gripe (influenza) pode ser leve, grave ou até fatal.
Covid-19
Como duas campanhas de vacinação em curso simultaneamente, a da gripe e da covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza, deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Com informações da AEN