A Unidade de Missal orienta população para que acione o 192 quando necessário
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) orienta para que a população de Missal que necessitar de qualquer tipo de atendimentos que competem ao SAMU, devem acionar o 192. Muita gente procura atendimento na própria Base e isso não é recomendado.
Pede-se, neste sentido, a conscientização, pois, por muito tempo, a central 192 não estava funcionando e o SAMU de Missal vinha atendendo conforme a demanda e por outros meios. Porém, o 192 está em pleno funcionamento, portanto, o contato deve ser pela central.
Muitos que necessitam acabam levando informações incorretas, incompletas, com local de atendimento errado, o que acaba prejudicando e atrasando o atendimento para quem realmente necessita. Caso necessite, acione o SAMU 192.
Central
A central de Regulação do SAMU da nossa Região encontra-se instalada na cidade de Foz do Iguaçu. É muito importante que a população entenda a prestação de serviços do SAMU, tanto por respeito a quem precisa naquele momento de urgência quanto pela preservação de um bem comum.
O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população. Com o SAMU 192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
O serviço funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192 e contam com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática (acidentes), clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU é acionado somente pelo número 192 e todas as ligações são gravadas.
Quando Chamar o SAMU?
O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deve ser acionado pela população em situações que representem risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte.
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (IAM, AVC, PCR);
- Em casos de intoxicação por agentes externos (envenenamento);
- Em caso de queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em casos de tentativas de suicídio;
- Em crises hipertensivas (pressão alta);
- Em crises de hipo e hiperglicemia;
- Em caso de desmaios;
- Quando houver acidentes (automobilístico, trabalho e domiciliar);
- Em casos de afogamentos (atendimento fora da água);
- Em casos de choque elétrico;
- Em acidentes com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
- Em caso de quedas, seja dentro de casa, ou mesmo em áreas externas;
- Acidentes automobilísticos com lesão (Obs: Em caso de acidente grave não é recomendado mexer na vítima, pois, pode aumentar a lesão, chame o Samu imediatamente).