Capacitações do SAMU visam estimular os profissionais de todas as áreas da Saúde o aperfeiçoamento constante

Criado em: 20/08/2021 10:00:24
Atualizado em: 20/08/2021 10:00:24

      Como já noticiado, as formações desenvolvidas pela enfermeira Fabiane Junges, coordenadora do SAMU em Missal, vem ocorrendo em diversos setores da saúde do município. Nesta quinta-feira, 19 de agosto, foi a vez dos servidores das especialidades do setor de agendamento receber orientações práticas quanto a atendimentos de urgência e emergência.

      A capacitação é parte do 2º módulo que ocorre durante este mês de agosto. Para Fabiane o mais importante destas capacitações é a reciclagem dos servidores. “Para alguns o assunto é novo e para outros é uma forma de recordar, reforçar, os protocolos de saúde, que mudam constantemente”, relata.

      A enfermeira acrescenta que alterações nos métodos para melhorar o atendimento à população são frequentes. “A capacitação é uma forma de ampliar o conhecimento dos profissionais para que todos estejam preparados caso seja necessário”, completa. Isso reforça a tese de que é preciso se aperfeiçoar constantemente, seja qual for a área em que atua.

      Foram repassadas técnicas de reconhecimento da Parada cardiorrespiratória (PCR) e como iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP) em adultos, crianças e Bebês, engasgo e desobstrução de vias aéreas em adultos e bebês. São práticas que permitem salvar vidas e minimizar os danos até a chegada do SAMU.

      O objetivo do curso é apresentar como agir em casos críticos, avaliar a situação e executar os procedimentos necessários em uma emergência. Foram repassadas técnicas para reanimação e como prestar socorro para diversos casos graves. Os profissionais precisam estar atentos a situações de urgência e emergência, pois, podem ocorrer a qualquer momento.