Capacitações da Rede Amamenta e Alimenta em Missal identificam a necessidade da retomada de trabalhos em grupo com as gestantes

Criado em: 30/08/2022 15:32:03
Atualizado em: 30/08/2022 15:32:03

        Na segunda-feira, 29 de agosto, foram encerradas as capacitações da Rede Amamenta e Alimenta, trabalho coordenado pela Nutricionista Jaqueline Schons. Participaram da última atividade os integrantes do NASF, Endemias, Vigilância em Saúde e o setor administrativo da secretaria.

        As capacitações já haviam sido realizadas a todos os profissionais multisetoriais nas Unidades de Saúde do Centro, Bairro Renascer, Portão Ocoí e Dom Armando. As atividades são alusivas ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno em todo o território nacional.

        A proposta é gerar ações, melhorando o acompanhamento as gestantes no município de Missal. Durante as capacitações foi identificada a necessidade de retomar os grupos de gestantes, com uma rede de atenção voltada a fortalecer o apoio familiar e aquilo que já é realizado.

        A Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, avalia que a partir das impressões das oficinas, agora é papel da secretaria iniciar o planejamento para o início destes trabalhos em grupo. “Queremos fortalecer aquilo que já existe e também incentivar, não só a amamentação durante o puerpério, mas o acompanhamento do companheiro, do esposo”, relata.

        “O objetivo é em cada mês trabalhar um tema diferente para fortalecer a necessidade da amamentação para o crescimento do bebê de forma mais saudável, além das questões de vacinação, cuidados na infância, entre outros assuntos que melhoram a vida das pessoas, sobretudo, dos recém nascidos”, acrescenta Silvia.