Base do Samu completou 09 anos em Missal no último dia 27 de abril

Criado em: 29/04/2021 13:30:18
Atualizado em: 29/04/2021 13:30:18

Uma grande conquista para o município de Missal foi a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência). A inauguração ocorreu no dia 27 de abril de 2012 ainda no primeiro mandato do Prefeito Ferrari. São 09 anos de atendimento em Missal, salvando vidas e sempre buscando aperfeiçoamento para melhorar ainda mais o atendimento à população que necessita.

O município de Missal possuía uma ambulância a disposição desde outubro de 2010 com atendimentos. Quando inaugurou atendia os municípios de Missal e Itaipulândia, a disposição 24 horas por dia. Aos poucos a base de Missal foi sendo incrementada, os profissionais passaram por diversas capacitações, a fim de dar mais agilidade e garantir um atendimento sempre de mais qualidade.

Além de vidas salvas, o Samu auxilia na amenização de sequelas, evitando danos maiores em caso de acidentes mais graves. Muitos atendimentos já foram realizados pelo SAMU de Missal, em residências, vias públicas, transferências hospitalares, inclusive de helicóptero com o auxílio em transporte aéreo. São também serviços de utilidade pública a comunidade com palestras em escolas, associações e em encontros da 3ª Idade.

A Administração Municipal de Missal agradece e parabeniza todos os profissionais que atuam ou já atuaram no SAMU no município. Para acionar o SAMU, em caso de Urgência e emergência, ligue 192 e repasse todas as informações necessárias para que a equipe chegue ainda mais preparada para o atendimento. Há ainda a comemoração, no dia 19 de fevereiro, do Dia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, seja ela de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Implantação em Missal

O diálogo iniciou durante a primeira gestão do Prefeito Ferrari, cujo o vice-prefeito a época era o ex-prefeito Hilário Jacó Willers, o Maneco (In Memorian).

O diálogo foi iniciado pelo então Secretário de Saúde, Jair Loreno Bogler, atualmente vereador de Missal, que na inauguração da base, em 27 de abril de 2012, estava licenciado, quando assumiu a Secretária Tânia Sbabo Jank. Na ocasião o diretor de Saúde foi o ex-prefeito, Eduardo Staudt e a coordenadora do Samu em Missal era Fabiane Junges.

As conversas sobre a implantação ocorrem com o Diretor da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Odair José Silveira, com o enfermeiro Coordenador do Samu a época, Gustavo Rezende.

Legenda Foto: O registro foi na cerimônia de inauguração da base do Samu em Missal no dia 27 de abril de 2012