Atendimentos da Unidade Sentinela em Missal são incorporados nas Unidades de Saúde

Criado em: 07/12/2021 10:10:13
Atualizado em: 07/12/2021 10:10:13

A casa do Idoso, local onde ocorria os atendimentos de casos suspeitos de Covid-19, foi higienizada e volta a ficar à disposição da melhor idade

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Saúde, desabilitou a Unidade Sentinela no município. Portanto, os atendimentos de sintomas gripais, suspeitos de Covid-19, estão incorporados nas Unidades de Saúde com protocolos específicos e testes rápidos disponibilizados pela 9ª Regional de Saúde para identificar casos positivos imediatamente.

Na última sexta-feira, 03 de dezembro, diversos profissionais que atuam nas estratégias de saúde da família em Missal estiveram reunidos para alinhar os atendimentos e definir o treinamento das equipes. A casa do Idoso, local onde ocorriam os atendimentos da Unidade Sentinela, portanto, fica disponível para a utilização da Melhor Idade.

“A Decisão da Administração foi com base em situações seguras, discutimos com o prefeito o melhor formato e temos a segurança de que a população terá o atendimento adequado e nossas equipes de saúde serão bem aproveitadas para atender da melhor maneira possível a nossa população”, esclarece a secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski.

Desabilitação da Unidade Sentinela

A Secretária Silvia esteve na rádio local na manhã desta segunda-feira, 06 de dezembro, e comentou quem em recente reunião com secretários de saúde da 9ª Regional de Saúde identificou que apenas o município de Missal ainda possuía a Unidade Sentinela ativa.

Porém, com o avanço da vacinação e a redução dos casos da doença, a demanda do local era baixa deixando muitas vezes em determinados períodos a equipe ociosa. Estes profissionais que atuavam na Unidade Sentinela foram incorporados às Atenções Primárias de Saúde nas Unidades.

Atendimento de sintomas gripais

Os atendimentos de pessoas com sintomas gripais irão ocorrer normalmente nas Unidades de Referência da população. Testes rápidos estão disponíveis e a equipe foi treinada, preparada para efetuar os testes, bem como, desenvolver os procedimentos de acordo para os casos suspeitos de Covid-19.

Higienização da Casa do Idoso

A fim de garantir a segurança sanitária do Centro de Convivência dos Idosos, houve uma completa higienização do local, onde foi feita a desinfecção, limpeza dos aparelhos de ar condicionado, das paredes, do chão, entre outros espaços, com produtos adequados e indicados para maior eficiência. Portanto, o local fica apto a receber os atendimentos da Melhor Idade do Município.