Anúncios da Secretaria de Estado da Saúde irão beneficiar o município de Missal

Criado em: 21/10/2022 07:57:27
Atualizado em: 21/10/2022 07:57:27

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 19 de outubro, durante o 36º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), realizado em Foz do Iguaçu, mais de R$ 100 milhões em recursos de programas já em andamento. Estes recursos irão beneficiar, também, o município de Missal.

Ainda não se tem conhecimento do montante para cada município, mas Missal deverá receber incremento dos recursos do Provigia e também será beneficiado com a ampliação das cirurgias pelo programa Opera Paraná. “São anúncios importantes e vamos ficar de olho para que sejamos contemplados e nossa população possa usufruir das melhorias”, observa a secretária de Missal, Silvia Maccari Petricoski.

De acordo com a Assessoria da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), ao todo, serão três grandes repasses, que contemplam desde a vigilância em saúde até ações para pesquisa de doenças graves e financiamento hospitalar.

"É uma grande felicidade poder realizar estes anúncios que irão promover ainda mais a saúde dos paranaenses. Não tenho dúvidas de que o Paraná segue avançando, dia após dia, para garantir o melhor atendimento possível em todo o Estado", afirmou o secretário de Estado Beto Preto.

Um dos mais marcantes investimentos foi o incremento financeiro do Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde - Provigia, que saltou de R$ 30 para R$ 50 milhões destinados às ações e estratégias de vigilância nos municípios. Voltado à qualificação, o Provigia busca otimizar o repasse de recursos aos municípios de maneira estratégica e expandindo os investimentos para a regionalização da saúde.

"Estes são recursos que transformam a realidade da saúde de todos os 399 municípios do Paraná. O governador Ratinho Junior, desde o início da gestão, tem dado um direcionamento claro para o caráter municipalista do governo, onde as ações possam chegar até a casa dos paranaenses", disse Beto Preto.

Ainda no âmbito de serviços de saúde da população, foi anunciado o repasse adicional do financiamento para o atendimento da Média e da Alta Complexidades Hospitalar em R$ 50 milhões.

TECNOLOGIA

Os investimentos em pesquisa também fizeram parte dos anúncios do dia, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Fiocruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), foi estipulado um termo de cooperação para pesquisa genética da população acometida por cânceres e doenças raras, no valor de R$ 408 mil.