Agosto Dourado, mês do aleitamento materno

Criado em: 16/08/2022 14:44:56
Atualizado em: 16/08/2022 14:44:56

      Missal possui uma sala de coleta de leite materno na Unidade de Saúde do Bairro Renascer. As coletas são encaminhadas para o Banco de Leite em Foz do Iguaçu para suprir a demanda. Mulheres que possuem excesso de produção do leite podem doar e ajudar muitas mães que precisam amamentar e não conseguem.
      A Campanha Nacional de Amamentação 2022 foi lançada pelo Ministério da Saúde, com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. O nome Agosto Dourado dado à campanha está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano e tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno.
      A importância da amamentação e a criação do Mês do Aleitamento Materno foram reforçados por uma lei Federal aprovada há cinco anos pelo Congresso Nacional (Lei 13.435/2017).
      A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê.
      Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
      O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças.