O mês de agosto é considerado como Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Agosto é também o mês dos pais. Com isso é necessário destacar que os pais desempenham um papel fundamental durante o período de aleitamento materno.
Sugere-se aos pais e futuros papais que desejam o melhor para seus filhos, a buscarem mais informações juntamente com as mães, a respeito desta fase da vida da criança, como um dos melhores investimentos para saúde do bebê. Neste investimento de tempo implica em apoiar a mãe durante a gestação e principalmente após o nascimento criando uma rede de apoio em família.
Importante também avaliar a necessidade de alguém confiável, em cooperar na rotina diária da mãe e do bebê enquanto primeiros dias de adaptação em casa. Acima de tudo vale ressaltar que o pai, além de provedor, ao dar atenção especial a mãe afetivamente, a mantém mais tranquila, favorecendo assim a manutenção do aleitamento materno por um período de tempo maior.
A Secretaria Municipal de Saúde, em tempos de pandemia, mudou a forma de atender, mas mantém o foco na prevenção. A Dentista Zenaide e Tutora do Aleitamento Materno, enfatiza que uma das principais ações preventivas no atendimento odontológico, da Clínica do Bebê, é incentivar e promover o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda principalmente até o 6º mês de vida, e complementar até os 2 anos de idade.
Até o momento não existem evidências científicas que comprovem a presença do coronavírus no leite materno de mulheres que contraíram a infecção. Porém, importante manter as práticas de higienização das mãos, antes e após tocar no bebê, uso de máscara facial, e no caso de extração do leite, limpeza rigorosa do equipamento utilizado, conforme nota orientativa da SESA (nº 09/2020), para evitar o contágio dos bebês por meio de secreções, como por exemplo, a saliva, e ao se aproximar da criança, independente da mãe ter sido ou não contaminada pelo coronavírus.
O significado do Agosto Dourado se refere ao Aleitamento Materno como o alimento mais valioso em qualidade e em importância para a saúde da criança e da mãe para melhor recuperação pós parto, e da família, como um todo, emocional e financeira.
Para dúvidas e mais informações referentes ao aleitamento materno busque a unidade de saúde mais próxima. Sugerimos que as gestantes mantenham seu contato, “whats” no cadastro SUS atualizado, com a Agente Comunitária de Saúde, o que favorece a Equipe de Saúde da Família, enviar links via whats com informações importantes sobre o assunto.
VEJA UM VÍDEO SOBRE O ALEITAMENTO