Agentes de Endemias de Missal realizam Bloqueio contra o mosquito Aedes Aegypti

Criado em: 18/12/2020 14:47:36
Atualizado em: 18/12/2020 14:47:36

Nesta semana foram 02 casos de dengue confirmados, após longo período sem casos confirmados

         Durante esta semana, o município de Missal registrou 02 casos de dengue. O último caso registrado na secretaria de saúde foi em 20 de julho, ou seja, faziam quase 05 meses sem o registro de casos de dengue no município. Diante esta situação, os agentes de endemias fizeram o bloqueio, justamente para combater as larvas do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

         É importante que as pessoas que apresentarem sintomas compareçam a unidade de saúde, para que possam ser feitos os exames e diagnosticar a doença. Caso o resultado seja positivo, a equipe de endemias poderá fazer o bloqueio imediatamente. Com a intensificação das chuvas, aliado ao calor, e muitas vezes com materiais que possam acumular água, acaba passando despercebido o risco que isso pode ocasionar.

         A população precisa manter os cuidados com o quintal de casa, evitando criadouros de mosquito. Já há a preocupação com a Pandemia do Coronavírus, e uma possível epidemia de dengue, ocasionaria um problema maior ainda ao sistema de saúde. Lembre-se que dengue também mata.

         Os sintomas da dengue são: febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas, que são aquelas manchas vermelhas no corpo. Em 2020, desde o início do ano, foram 466 notificações, sendo 166 com resultados negativos e 300 casos positivos de dengue em Missal.