Agentes de Endemias de Missal encontraram 80 criadouros do Aedes Aegypti nos primeiros meses de 2022

Criado em: 04/03/2022 09:29:56
Atualizado em: 04/03/2022 09:29:56

       Os agentes de Endemias de Missal estão periodicamente observando os imóveis a fim de verificar se há focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A partir das coletas, elaboram um mapa para melhor visualizar o panorama do município.

       Este mapa apontou que foram encontrados 80 criadouros entre os meses de janeiro e fevereiro, sendo que 48 destes no centro da cidade.  Considerando que estava alguns dias com escassez de chuva o número de criadouros é considerado alto.

       De acordo com a coordenação de endemias em Missal, os locais onde são encontrados focos do mosquito da dengue, os proprietários são notificados e em casos de reincidência é aplicada multa.

       “Estamos em um período de clima favorável, onde o calor intenso acelera o ciclo do vetor aumentando mais sua infestação”, informa a coordenadora Bárbara Schneiders. “As fases de ovo à forma adulta podem ocorrer de 7 a 10 dias. Sendo que mosquito adulto Aedes Aegypti, vive entre 30 a 45 dias e a cada 3 dias necessita de sangue para postura de ovos onde consegue contaminar até cincos pessoas a cada 3 dias”, alerta.

       A dica principal é eliminar os focos do Mosquito. As pessoas não precisam de mais do que 10 minutos diários para verificar possíveis focos.