Administração Municipal realiza entrega de óculos para beneficiários do Programa Olhar Missalense

Criado em: 04/05/2022 08:20:33
Atualizado em: 04/05/2022 08:20:33

Na tarde de segunda-feira, 02 de maio, foram entregues óculos a 03 beneficiários do programa Olhar Missalense. Com esta entrega, completa as 10 previstas referente ao mês de abril. As demais já foram concedidas na primeira metade de abril na Escola de Qualificação. O referido programa concede até 10 benefícios mensais para a compra de óculos às pessoas de baixa renda em Missal.

A entrega desta última remessa do mês ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Missal, com a presença do Prefeito Ferrari, vice-prefeito Chenho, secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, o diretor de Saúde, Custódio Reis Lima, a Assistente Social Andreia Konzen Scherer e o representante da empresa vencedora da licitação.

Como Participar?

Os interessados, desde que se enquadrem nas especificações do programa, devem procurar o Serviço Social da Secretaria de Saúde para os devidos encaminhamentos. De acordo com a lei aprovada pela Câmara, serão concedidos até 10 benefícios mensais à população.

A situação da renda ou mesmo de vulnerabilidade, deverá ser devidamente atestada por meio de parecer social. Considera-se como Baixa Renda, as pessoas com renda de até 2 (dois) salários mínimos. Um dos objetivos é proporcionar melhor qualidade de vida através de auxílio para aquisição de óculos.

O projeto de lei foi encaminha à Câmara de Vereadores ainda em 2021 e após apreciado e aprovado, foi sancionada pelo Prefeito Ferrari (Lei nº 1.615 de 05 de outubro de 2021, alterada pela lei 1.655 de 22 de março de 2022), instituindo assim o programa.

Concessão dos óculos

O programa oferecerá aos beneficiários óculos com material de boa qualidade, com as seguintes padronizações e definições:

-  Óculos com armação de acetato ou metal e lentes bifocais (CR ou AR);

- Óculos com armação de acetato ou metal e lentes visão simples (CR ou AR);

- Óculos com armação de acetato ou metal e lentes multifocal (CR ou AR); e/ou

- Óculos com armação de acetato ou metal e lentes fotossensível.

A especificidade será estabelecida pelo profissional médico, de acordo com a necessidade de cada beneficiário. Aprovado o pedido, o solicitante será encaminhado para fornecedor devidamente autorizado pelo Município para a confecção dos óculos.

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá palestras com participação obrigatória dos beneficiários, visando a orientação e conscientização quanto a importância de cuidados com a saúde visual.