Administração Municipal de Missal e Unila se reúnem para iniciar trabalho de intervenção a fatores de risco do Câncer

Criado em: 28/06/2021 09:15:37
Atualizado em: 28/06/2021 09:15:37

Um dos resultados já obtidos nas pesquisas é que o adoecimento está relacionado a exposição de fatores de risco e, de momento, não tem relação com fatores hereditários

Na manhã de sexta-feira, 25 de junho, representantes do Poder Executivo Municipal e do curso de Medicina da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana) estiveram reunidos para a apresentação de alguns dados referente a pesquisa realizada pela parceria entre as partes para o Estabelecimento do Perfil de Adoecimento Oncológico (Câncer) em Missal.

De acordo com as informações repassadas na reunião, mais de 70% da população preencheu questionários aplicados por estudantes da Unila e pelas Agentes Comunitárias de Saúde de Missal, com dados que informam hábitos de vida, coleta de material de pessoas que estavam adoecidas com Câncer, que foram analisadas do ponto de vista genético.

Com base nisso, um dos coordenadores da pesquisa e professor do Curso de Medicina da Instituição, Luiz Fernando Zarpelon, explicou que foram estudados os genes destas pessoas, a assinatura genética desses tipos de Câncer. “Isso permite mostrar que boa parte do adoecimento do Câncer na cidade está relacionada com a exposição de fatores de risco”, apresentou.

Com esta conclusão, nota-se que não há relação com fatores hereditários e neste caso é possível avançar no processo de início de trabalho, juntamente com a secretaria municipal de saúde e toda a Administração Municipal de Missal, no sentido de intervir nos fatores de risco identificados, diminuindo a incidência dos fatores e com isso buscar diminuir a incidência de Câncer.

Zarpelon elogiou o trabalho realizado entre as partes. “Trabalho muito bonito, muito bacana e que vai trazer resultados muito importantes para a população de Missal e também para o Brasil como um todo, no seu conhecimento e no entendimento do Câncer”, exclama. A professora Adjunta da Unila, Maria Leandra Terencio, também é uma das coordenadoras da pesquisa e esteve na reunião em Missal nesta sexta-feira (25).

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, afirmou que o objetivo é a qualidade de vida da população. “Vamos saber corretamente onde agir, se lá no resultado final são questões relacionadas a exposição, hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, enfim, não vai servir somente para Missal, mas para a região e o Estado”, expõe.

Ferrari ressaltou que se trata de um trabalho a curto, médio e longo prazo, mas que o mais importante é que seja concluído e que os resultados permaneçam sendo positivos no sentido de combater o Câncer.

A reunião contou com a participação, além do Prefeito Ferrari, do vice-prefeito, Eugênio Schwendler, secretários municipais, pois, o Câncer envolve todos os setores e não somente a saúde, servidores municipais diretamente envolvidos no trabalho que terá sequencia. A convite da Administração Municipal de Missal, o Presidente da Câmara, vereador, Elmo Franke Pauli representou o Poder Legislativo.