Administração Municipal de Missal avalia evolução nos índices do Previne Brasil

Criado em: 18/10/2022 10:10:08
Atualizado em: 18/10/2022 10:10:08

O município de Missal obteve um aumento de 4,24% nas notas do 2º quadrimestre do Previne Brasil. Atualmente ocupa a 3ª posição na 9ª Regional de Saúde, atrás de Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. O Indicador Sintético Final (ISF) de Missal foi de 8,36, muito próximo do 2º colocado que é de 8,44. Missal ocupa a 121ª posição no Estado do Paraná.

Na avaliação da Secretaria de Saúde do município os indicadores do Previne Brasil melhoraram bastante em Missal em relação ao quadrimestre anterior. “Tivemos avanços e isso é porque temos uma equipe dedicada, unida, alinhada, e isso reflete no resultado, porém, sabemos que temos condições de avançar ainda mais e estamos trabalhando para que isso ocorra”, declara a secretária Silvia.

Na reunião de apresentação dos dados, as equipes identificaram alguns pontos onde é necessário melhorar. “Precisamos retomar ações da Atenção Básica interrompidas durante a pandemia, e a atividades em grupos com gestantes é uma destas que devemos retomar os trabalhos a partir de novembro, lançando o programa Mãe Missalense”, informou a secretária municipal de Saúde.

Quanto ao programa a ideia é atender de forma específica as gestantes de Missal, com o atendimento em grupo com um trabalho multiprofissional. A cada mês um grupo de gestantes recebe atendimento com Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, enfermeira do SAMU (primeiros socorros), nutricionista, enfermeira, médico, entre outros profissionais que se julgar necessário.

Os atendimentos deverão ocorrer nas Unidades conforme cronograma que será elaborado e amplamente divulgado. “Estamos ainda avaliando a possibilidade de premiar as gestantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência nos grupos”, comentou Silvia. Além disso, um material será preparado com orientações.

O objetivo é proporcionar atividades didáticas com dinâmicas, encerrando com uma visita ao hospital, justamente para a paciente e família manter o vínculo com a Unidade de Referência e dar sequencia nos atendimentos, seguindo o ciclo de vacinas e de consultas, para manter um acompanhamento da mãe e da criança.