ACS’s de Missal recebem capacitação sobre os cuidados com a Saúde Mental

Criado em: 12/06/2023 14:52:25
Atualizado em: 12/06/2023 14:52:25

Na última segunda-feira, 05 de junho, as Agentes Comunitárias de Saúde de Missal receberam capacitação com a psicóloga da 9ª Regional de Saúde, Alessandra Elisa Gromowski cujo tema abordado foi Cuidando da Saúde Mental. Esta atividade vem sendo aplicada em todos os municípios pertencentes a regional de saúde.

Parte-se do princípio de que as ACS’s são a chave para identificar antecipadamente sinais, sintomas em Saúde Mental na população onde atuam. Pois, são elas que fazem os primeiros contatos durante as visitas domiciliares e conhecem, inclusive, os hábitos da população que atendem.

Dentro da Linha de Cuidado do Governo do Estado, via Secretaria de Saúde, existem instruções da estratificação de risco e a intenção com a capacitação é instrumentalizar as agentes quanto as formas de abordagem, identificação dos sinais e como dar prosseguimento, repassando às equipes as informações precisar para melhor encaminhamento, tratamento e atendimento.

Na ocasião, a psicóloga da Regional de Saúde, esclareceu questões da Saúde Mental, tirou dúvidas as profissionais do Município, além da troca de experiências entre as agentes. Trata-se de um trabalho forte de prevenção tendo como premissa a internação como o último recurso, portanto, isso demonstra a forma de atuação cuidadosa que deve se observar durante as abordagens.