A secretaria de Saúde de Missal divulgou o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), que apontou uma diminuição considerável do índice de infestação. Este é o quinto levantamento realizado pelos agentes de endemias em Missal
O estudo apontou um índice geral bem abaixo do mínimo preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 1%. Realizado entre os dias 01 a 08 de setembro, foram visitadas 200 residências.
Em Missal não foram registrados casos de dengue há cerca de um mês, porém, não é momento de descuidar, é preciso estar alerta, pois, municípios vizinhos ainda continuam com novos casos surgindo.
“Não é hora de relaxar, devemos manter os cuidados para eliminar todos tipos de criadouros, é dever de toda população manter os cuidados em sua casa, quintais e comércios, sempre eliminar recipientes que possam acumular água a fim de quebrar a reprodução do mosquito, se manter em alerta”, orienta a coordenadora Bárbara Schneider.
Durante o ano foram realizadas várias ações para chegar a esta situação em que o índice é muito próximo de zero. Foram campanhas de conscientização com concurso de Desenho “Minha família contra o AEDES” para alunos da rede de ensino municipal.
Além disso, houve a campanha “Minha casa livre do Aedes” que está na sua 2ª edição. Na segunda-feira, 19 de setembro, será feito um sorteio de 10 residências que deverão estar livres do Aedes. Cada um recebe certificado de minha casa livre do Aedes. O sorteio final será na rádio NATIVA FM às 09 da manhã.